Notícias

Evento online debate ações contra mudanças climáticas com instituições ambientais do Brasil e Equador

Por 7 de junho de 2023Sem comentários

Encontro tem foco nos temas de crise climática, direitos humanos, bioeconomia e recursos públicos e privados   

Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), promoverá uma rodada de debates com representantes da Amazônia equatoriana sobre as principais demandas e soluções relacionadas à agenda climática global. O encontro é aberto ao público, com início às 16h (horário de Manaus) e transmissão pelo canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS): youtube.com/@fasamazonia

O objetivo da roda de debate é articular as principais demandas relacionadas à agenda climática global da sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais da Pan-Amazônia, além de apresentá-las em formato de carta colaborativa para ser apresentada na Cúpula da Amazônia, que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, na cidade de Belém (PA). O encontro diplomático reunirá os chefes de Estados dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). 

Nesta quinta, às 16h (Manaus) e 15h (Quito),  o debate acontecerá em parceria com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN); Ministerio del Ambiente, Agua y Transición Ecológica (MAATE); Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force); Cuencas Sagradas; Premios Verdes; Sustainable Ocean Alliance Ecuador (SOA Ecuador); e a Red Ecuatoriana de Forestería Análoga (REFA). 

O evento faz parte de uma iniciativa online da SDSN Amazônia com países da Pan-Amazônia, que visa a construção de uma agenda em comum. Em maio, a programação teve início com representantes do Peru e a meta é reunir as sociedades da Colômbia, Venezuela, Bolívia e Brasil, nos próximos dias com eventos distintos. 

“Temos uma pluralidade muito interessante de realidades: desde aquelas mais concentradas no meio político, como quem atua na educação e no terceiro setor, por exemplo. Entender cada demanda e seus regionalismos é um processo delicado, mas só assim fazemos uma sociedade civil organizada e forte para reivindicar os seus direitos”, destaca a secretária-executiva da SDSN Amazônia, Júlia Garcia. 

Próximos eventos 

Para junho, a SDSN Amazônia, que é secretariada pela FAS, também se prepara para a Cúpula dos Povos de Manaus, que será realizada na capital amazonense; e a Cúpula dos Povos e Sociedade Civil Pan-Amazônica, marcada para agosto, em Belém. 

Os diálogos construídos durante a realização dos eventos culminarão na elaboração de um documento, que será entregue aos chefes de Estado da Cúpula da Amazônia com as demandas da sociedade civil para uma Pan-Amazônia justa, inclusiva e sustentável. 

Cúpula da Amazônia 

Em abril deste ano, o Brasil propôs a realização da ‘Cúpula da Amazônia’ com o objetivo de reunir os nove países cujos territórios integram a bacia amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

O evento internacional será realizado em Belém, no Pará, cidade que também será a sede da COP 30, em 2025. Os chefes de Estado dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) estarão presentes. A cúpula pretende elaborar uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região.

SOBRE A SDSN AMAZÔNIA

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

SOBRE A FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: