SDSN Jovem Amazônia

Rede SDSN-Jovem Amazônia realiza o 1º módulo do projeto “Embaixadores ODS”

Por 23 de março de 2018março 29th, 2021Sem comentários

Na última sexta-feira e sábado (16 e 17/3), 24 jovens entre mulheres e homens participaram do 1º módulo do projeto “Embaixadores ODS”, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. A atividade é parte do projeto “Embaixador ODS”, estratégia dos Jovens Multiplicadores do Programa DICARA da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e da SDSN-Jovem Amazônia, vinculada a rede SDSN-Amazônia. O projeto desenvolvido para os jovens amazônidas, tem como objetivo formar jovens e consequentemente, adultos multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) através de uma metodologia de ensino lúdica que é baseada na realidade local amazônica, cultura e o conhecimento amazônico.

Jovens ribeirinhos participam do 1º módulo do “Embaixadores ODS”. | Foto: Gabriela Sampaio

Os módulos de formação serão realizados em 3 momentos diferentes (mensais), e em 2 RDS (RDS Uatumã e RDS Juma) e Manaus.

 

Para a Representante da rede SDSN – Jovem Amazônia, Gabriela Sampaio, a atividade atendeu a todas as expectativas. “ A atividade foi muito exitosa e importante, pois o projeto tem como premissa entender a percepção dos jovens e como eles se relacionam com os ODS, antes de de fato passar o conteúdo, que muitas vezes é denso e complexo. Além disso, a atividade mostrou que os jovens já detêm muitas ferramentas e entendimento sobre trabalho em parceria, o que é um dos legados do projeto”, afirmou.

 

Um dos resultados esperados do projeto “Embaixadores ODS” está na compreensão dos jovens de que eles são parte importante do processo de implementação dos ODS e da Agenda 2030. Neste primeiro módulo, as temáticas desenvolvidas foram entendimento e construção de redes, os jovens como cidadãos globais, os ODSs e sua relação com os jovens; para isso, muitas dinâmicas e brincadeiras foram executadas para uma melhor fixação de conteúdo.

 

Para o analista de projeto do Programa de Educação e Saúde (PES), Arthur Goerck, a importância do projeto “Embaixador ODS” por inserirem os ribeirinhos nas pautas de uma agenda global.

 

“O projeto é importante não apenas porque leva os ODS para localidades remotas e convida os jovens ribeirinhos a se inserirem em uma agenda global, mas principalmente porque permite que os ribeirinhos fazem uma releitura dos Objetivos a partir de suas próprias referências, validem sua legitimidade e proponham ações de melhoria em suas comunidades. Além do que, propõe uma metodologia de educação experiencial que pode servir de referência para outras iniciativas que busquem levar a Agenda 2030 para localidades isoladas, mostrando como os ODS são de todos e para todos”, explicou Arthur.

 

O desafio para o próximo módulo é fazer com que os jovens participantes desenvolvam e levem um plano de ação para validação com suas comunidades, com as impressões dos comunitários a respeito dos ODS.

Jovens e adultos embaixadores dos ODSs | Foto: Arthur Goerck

Jovem segura a placa do ODS 5 | Foto: Gabriela Sampaio

Jovem segura placa do ODS 15 | Foto: Gabriela Sampaio

Sobre o projeto “Embaixadores ODS”

 

O projeto Embaixador ODS é uma iniciativa liderada pela SDSN-Jovem Amazônia e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que visa formar jovens e adultos multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com base na cartilha “ODS: como fazer juntos”, através de metodologia de ensino lúdica desenvolvida a partir da realidade local amazônica. Tem como missão promover um projeto de educação pautado pelos ODS, que vise fortalecer a educação e a aprendizagem em torno da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável.

 

Sobre a rede SDSN- Jovem Amazônia

 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da Amazônia (SDSN Youth Amazonia, na sigla em Inglês), é uma divisão da SDSN Global voltada para pessoas de até 30 anos, que busca envolver jovens dos países da bacia amazônica na agenda 2030.

 

Tem como objetivo formar jovens na temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); conectar jovens no mundo inteiro para trocar ideias, compartilhar experiências e se assim, mobilizar e apoiar jovens na criação e disseminação de soluções inovadoras voltadas para os ODS em todo o mundo.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: