SDSN Jovem Amazônia

SDSN-Amazonia e SDSN-Youth participam da Virada Sustentável em Manaus

Por 16 de junho de 2016janeiro 24th, 2021Sem comentários

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival do tema no Brasil. Começou em São Paulo e já realizou outros festivais em Manaus, Valinhos (SP) e Porto Alegre (RS). O evento envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, dentre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. A concepção da Virada é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo. A Virada Sustentável Manaus é uma correalização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo, com produção da Iaí Produções. Participam do Conselho Criativo: Atelier Arte Mandala Tepui; Banksia Films; CasaCinco; Descarte Correto; Escoteiros do Brasil; Fotoclube Lentes da Amazônia; Fundação Vitória Amazônica (FVA); Global Shapers Manaus; Idesam; Impact Hub; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Bosque da Ciência, Instituto Dharma, Instituto Amazônia+; Instituto Sumaúma; JACC Produções; Knesys; Movimento Ficha Verde; Museu na Floresta; Museu da Amazônia (Musa); Na Tora Produções; Pedala Manaus; Projeto Socioambiental Meu Ambiente; RP Manaus; Saúde Solidária; SDSN-Youth; SDSN, Suçuarana; TransformAÇÃO e Yoga Manaus. A iniciativa conta com apoio do Bradesco, Whirlpool/Consulado da Mulher, Sap, Shopping Park Sumaúma, Instituto Sabin e World Animal Protection. Também são parceiros o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

As atividades do SDSN-Youth serão:

 

EXPOSIÇÃO “OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A AMAZÔNIA – UM CHAMADO PARA A MUDANÇA GLOBAL”

o Descritivo: Exposição fotográfica com 17 imagens sobre os 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), além de textos dos autores das fotos sobre a relação com os Objetivos na Amazônia.

o Release: A exposição reunirá 17 imagens que sintetizam os 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), uma agenda de desenvolvimento apresentada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir novos caminhos que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, e a relação destes Objetivos com a Amazônia. Essas metas têm como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos em diferentes temáticas, como acabar com a pobreza, promover a igualdade de gênero, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, até 2030.

 

RODA DE CONVERSA COM O TEMA “AGENDA PÓS-2015: COMO ENGAJAR OS JOVENS PARA ATINGIR OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

o Descritivo: A líder da Rede SDSN-Y na Amazônia, Gabriela Sampaio, fará uma breve apresentação sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela ONU em 2015. Em seguida, os participantes se dividirão em cinco grupos de trabalho (baseados nos 05 preâmbulos do Desenvolvimento Sustentável, os 5 P’s), nos quais contarão com o apoio de 17 jovens representantes de movimentos sociais, ONGs, pesquisadores ou ativistas em áreas correlacionadas a cada um dos ODS para debater maneiras de alcançar estes objetivos em Manaus. O objetivo da atividade é formar uma agenda na capital e engajar jovens a defender a mudança global para alcançar, nos próximos 15 anos, as metas definidas pelos Objetivos.

o Release: A atividade “Agenda Pós 2015: Como engajar jovens para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” tem como objetivo envolver pessoas de 18 a 30 anos em uma agenda de mudanças positivas para a capital e formar uma rede de agentes catalisadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em Manaus.

 

CATEGORIZAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA VIRADA BASEADAS NOS 17 ODSs

o Descritivo: A concepção da Virada é baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que regem as atividades realizadas na Virada. O SDSN-Y na Amazônia, que participa do Conselho Criativo da Virada Sustentável, fará a categorização de todas as atividades que acontecerão na Virada a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, assim, o participante poderá escolher suas atividades a partir de um ou mais ODS, por exemplo.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: