Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os 193 países membros e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), junto com a sociedade civil, academia, empresas e os governos definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As negociações foram concluídas em agosto de 2015 e culminaram na adoção dos ODS por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos, sucedendo e atualizando os ODM.

De acordo com os objetivos e metas, são previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Relatório de Desenvolvimento Sustentável

O Relatório de Desenvolvimento Sustentável (antigo Índice e Painéis ODS) é o primeiro estudo mundial a avaliar a posição de cada país em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao contrário de seu antecessor, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODS estabelecem padrões não apenas para os países emergentes e em desenvolvimento, mas também para as nações industrializadas. Os governos e a sociedade civil podem utilizar o Relatório de Desenvolvimento Sustentável para identificar prioridades de ação, compreender os principais desafios de implementação, acompanhar o progresso, garantir a prestação de contas e identificar lacunas que devem ser eliminadas para atingir os ODS até 2030.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: