EventosSDSN Jovem Amazônia

SDSN Jovem Amazônia participa do Simpósio da Juventude do Vaticano

Por 16 de outubro de 2019março 25th, 2021Sem comentários

Jovens de vários lugares do mundo participam contando suas experiências e o trabalho que tem desenvolvido para o alcance dos ODS.

A criatividade, energia e a inovação dos jovens têm feito mover o mundo em prol do combate às mudanças climáticas e de tornar cidades e sociedades melhores para se viver. Para saber quem são esses jovens e o que eles têm feito, alguns deles estiveram reunidos no Simpósio da Juventude do Vaticano 2019 (VYS, da sigla em inglês), realizado hoje (16) em paralelo ao Sínodo da Amazônia na cidade do Vaticano.

Foto: Amy Au/ SDSN Youth

O VYS é um evento intergeracional e funciona como um fórum onde soluções e idéias inovadoras são apresentadas por jovens e especialistas seniors que promovem intercâmbio de saberes. Cada painelista tem 7 minutos para falar da iniciativa que têm desenvolvido em sua região. Essas iniciativas devem ter sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) considerando as especificidades de cada região, como é o caso da Amazônia.

 

A Amazônia foi representada pela coordenadora da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Jovem da Amazônia (SDSN, da sigla em inglês), Carolina Ramírez. Carolina falou na sessão Redes, Parcerias e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento Sustentável sobre trabalho que têm sido desenvolvido pelas redes SDSN-Amazônia e SDSN Jovem Amazônia na construção de redes e parcerias fortes entre a Academia, setor público, setor privado e terceiro setor para o alcance dos ODS nos países amazônicos (Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) junto aos jovens ribeirinhos.

 

Segundo Carolina o VYS permite conhecer o que está sendo realizado por jovens e para os jovens do mundo no alcance dos ODS considerando que cada um e cada região tem suas peculiaridades que devem ser consideradas e respeitadas.

 

“Cada país, região e local possui suas próprias peculiaridades. Quando se fala da Amazônia, esses desafios perpassam desde questões sociais ao acesso à direitos como Educação, Saúde e Segurança em regiões urbanas, mas principalmente em comunidades ribeirinhas. Neste contexto, o VYS nos permite ter uma visão ampla do que está sendo realizado por jovens e para os jovens do mundo todo nas temáticas de educação, cidades sustentáveis, tecnologia, inovação e financiamento para o alcance dos ODS. Esta experiência é muito proveitosa para conseguir replicar e escalonar soluções propostas pelos próprios jovens e replicá-las em nossa região”, afirma Carolina.

Foto: Amy Au/ SDSN Youth

O evento contou com a participação de jovens da SDSN Youth e de uma das coordenadoras da Greve pelo Clima, a ativista Alexandra Villaseñor.

 

Sobre o Simpósio da Juventude do Vaticano (VYS)

 

Os líderes juvenis têm um papel importante a desempenhar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Clima de Paris Acordo, e a Laudato Si ‘do Papa Francisco entre a nova geração em todo o mundo. O Simpósio da Juventude do Vaticano serve como um centro de debate e um fórum onde soluções e idéias inovadoras são cultivadas e são promovidas parcerias para uma maior implementação do desenvolvimento sustentável, focado no trabalho nacional, regional, e em escalas internacionais. Os participantes se reúnem para aprender entre especialistas e entre si em sessões que abrangem tópicos de inovação e tecnologia, educação, empreendedorismo, cidades e comunidades sustentáveis ​​e compromisso moral para fortalecer os movimentos juvenis globais para a melhoria da humanidade.

 

O Simpósio da Juventude do Vaticano é realizado desde 2016 e aborda o desafio de treinar líderes juvenis com o apoio da Pontifícia Academia das Ciências (PAS) e da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável – Jovens (SDSN Youth, da sigla em inglês), líderes da sociedade civil, comunidades religiosas, empresas, governos e universidades

 

Sobre a SDSN Jovem Amazônia

 

A SDSN Jovem Amazônia é a divisão da SDSN-Amazônia voltada para pessoas de até 30 anos, e promove o envolvimento de jovens da bacia amazônica na agenda 2030, tendo como objetivos: educar os jovens sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conduzi-los no caminho dos ODS; conectar jovens no mundo inteiro para trocar ideias, compartilhar experiências e colaborar para alcançar os ODS e apoiar jovens na criação e replicação de soluções inovadoras para os ODS.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: