Notícias

Entenda como funciona a avaliação das soluções | Campanha de Soluções Inovadoras

Por 16 de abril de 2019março 25th, 2021Sem comentários

A campanha de soluções que visa difundir iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Plataforma de Soluções da SDSN-Amazônia, segue até 31 de maio. A plataforma visa dar vazão a projetos inovadores, tecnologias inovadoras, pesquisa, modelos de negócios, mecanismos institucionais, modelos de educação, instrumentos políticos ou uma combinação dos mesmos, que tenham impacto transformador sobre o desenvolvimento sustentável da região amazônica propostos por organizações públicas, sociedade civil, universidades, institutos de pesquisa e organizações não governamentais. A plataforma da SDSN-Amazônia é online, georreferenciada e trilíngue (Português, Espanhol e Inglês). Para ser considerada uma ‘solução’, esta deve abordar um problema específico e ser prática, escalável, demonstrável e impactante. As soluções devem estar em processo de implementação ou ter sido implementadas. Não são aceitas ideias ou conceptualizações superficiais nem soluções em processo de patente ou patenteadas.

 

O processo da seleção de cada solução será realizada em duas etapas, sendo a primeira etapa a avaliação por um comitê avaliador independente composto por consultores ad hoc que seleciona as cinco (5) melhores soluções. A segunda etapa é a avaliação das cinco melhores soluções por meio de vídeos de no mínimo 2 ou no máximo 3 minutos que serão realizados pelos proponentes explicando a solução e como contribui com o alcance de algum dos ODS na região Amazônica. A exibição dos vídeos e a avaliação dos mesmos será realizada no dia da premiação pelo Comitê Técnico-Científico da Plataforma de Soluções e por pessoas convidadas ligadas ao desenvolvimento sustentável da bacia Amazônica. A avaliação se dará mediante pontuação, representada pelo somatório dos critérios, numa escala de 1, sendo o menor valor, a 3, valor máximo. Os critérios de avaliação nas duas etapas serão as seguintes: relevância, caráter inovador, viabilidade financeira, escalabilidade, impacto atual ou potencial e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

A avaliação de cada solução será liderada pelo Comitê Técnico-Científico da Plataforma de Soluções composto pelos pesquisadores Dr. Adalberto Luis Val (INPA, Brasil), Dr. Manuel Martín Brañas (pesquisador do IIAP, Peru), também integram o comitê Marco Ehrlich (Vice-Diretor de Ciência e Tecnologia do SINCHI, Colômbia), Denis Minev (Bemol CEO, Brasil) e Juan Fernando Reyes (Diretor Executivo da ONG Herencia, Bolívia). Para mais informações sobre o processo de avaliação leia o regulamento. As soluções podem ser submetidas via formulário disponíveis em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol).

 

Espanhol: https://forms.gle/hb5PT6vHR8zecuer9

Português: https://forms.gle/9QeHBMxT5EGVyeTX7

Inglês: https://forms.gle/uUne54gYSi3Z7TUM6

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: