EventosSDSN Jovem Amazônia

Iniciativas sustentáveis recebem o Prêmio Vire Manaus

Por 7 de junho de 2017março 29th, 2021Sem comentários

Cinco iniciativas receberam nesta quarta-feira (07) o Prêmio Vire Manaus, que tem como principal objetivo apoiar e disseminar iniciativas que melhorem a cidade rumo ao desenvolvimento sustentável. Projetos simples como de aproveitamento de geladeiras descartadas em igarapés, revitalização comunitária de praças e mobilização em bairros da capital receberão até R$ 5 mil para serem desenvolvidos a partir da segunda quinzena de junho.

Contemplados receberam prêmio na tarde desta quarta-feira | Foto: Felipe Lobo

A ação é uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com o Impact Hub e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN-Amazônia). O prêmio recebeu 126 inscritos, de diferentes segmentos, que foram avaliados segundo critérios de clareza na apresentação das ideias, relevância, potencial de inovação, escala, impacto, e facilidade de execução. Os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes de diversas organizações atuantes na sociedade, sem vínculo direto com as propostas apresentadas.

 

Ideias como a da turismóloga Josiani Nascimento, que busca levar frutas, verduras e outros temperos amazônicos para o cardápio de escolas públicas da cidade.

“Nossa ideia é incentivar a mudança na forma como os estudantes vêem a merenda escolar, colocando cada vez mais a nossa regionalidade no prato que é servido nas escolas das redes públicas. Somos um grupo de amigos que vai mobilizar alunos, professores e pais na formação de um núcleo multiplicador do cardápio nutritivo”, explica Josiani.

 

Outra iniciativa nasceu no bairro da Redenção, por Diego Lima, que teve a ideia de transformar geladeiras que antes iriam para o igarapé em bibliotecas itinerantes a partir de livros doados.

“Moro próximo à área de rip-rap, então vejo muitas geladeiras passando pelo igarapé. Pensei na questão da educação, que também temos muitas dificuldades, e juntei as ideias: usar aquilo que seria descartado para levar oportunidade para a comunidade”, explica. “A ideia é reunirmos voluntários e fazer as geladeiras-estantes com um custo muito em conta, o que é simples e deve ser feito em julho”, finaliza.

 

Além desses, foram contemplados pelo prêmio outros três projetos: requalificação de praças públicas, valorização histórica, cultural e histórica por meio da realização de oficinas, construção comunitária de parque infantil.

 

“Recebemos 126 projetos, todos muito legais, o que mostra que a sociedade civil tem o potencial enorme para elaboração de ideias que podem transformar o mundo onde vivemos. Juntos podemos provocar e fazer essas capacidades mudarem a forma como vemos a nossa cidade”, explicou o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana.

Esquenta para a Virada Sustentável

 

O Prêmio Vire Manaus é um dos esquentas da 3º Virada Sustentável Manaus, que deve acontecer nos dias 29 e 30 de julho. No próximo dia 8 de julho, atividades de grafite, ioga e música agitarão o Shopping Via Norte. Inscrições para voluntários, projetos e bandas estão disponíveis no site www.viradasustentavel.org.br/manaus.

 

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: