Notícias

Organizações da Bolívia apresentam demandas e reivindicações ambientais para a Cúpula da Amazônia

Por 29 de junho de 2023Sem comentários

Nesta quinta-feira, 29 de junho, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) promove o quinto diálogo da série de articulação de reivindicações ligadas à agenda ambiental. Dessa vez, o debate será com organizações da Bolívia, às 15h (horário local de Manaus e Santa Cruz de la Sierra), com transmissão online e gratuita pelo canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no YouTube: youtube.com/@fasamazonia.

Promovido pela SDSN Amazônia, organização vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e secretariada pela FAS, o encontro intitulado “La Bolivia representada en la Cumbre de la Amazonia” tem o objetivo de contribuir para o posicionamento e a incidência política da sociedade civil Pan-Amazônica, povos indígenas e comunidades locais na agenda climática global.

As instituições participantes do diálogo serão Fundación Natura Bolivia; Gobierno Autónomo Departamental de Pando; Asamblea Legislativa Plurinacional; e Autoridad Plurinacional de la Madre Tierra.

As demandas, propostas e solicitações apresentadas pelas organizações serão inseridas em uma carta conjunta, que será apresentada na Cúpula da Amazônia, prevista para agosto na cidade de Belém (PA), com o encontro dos chefes de estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Entre eles, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

“A Agenda 2030, também reconhecida como a agenda climática ambiental, é a nossa melhor iniciativa conjunta para resistirmos às mudanças climáticas e mudarmos o rumo insustentável que o planeta segue. O objetivo da nossa série de encontros é articularmos os principais pontos para construirmos uma Amazônia próspera, justa, sustentável e inclusiva para todos”, pontua Gabriela Sampaio, gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS.

A série de preparação já reuniu organizações da sociedade civil do Peru, Colômbia, Equador e Venezuela. O último encontro será com o Brasil, no começo de julho.

O evento é uma realização da SDSN Amazônia, iniciativa secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em conjunto com a Equator Initiative, União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), Sustainable Ocean Alliance (SOA), Green Climate Fund (GCF), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) e Alianzas para la Sostenibilidad (Alisos).

Sobre a SDSN Amazônia

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

Créditos de imagem: Rodolfo Pongelupe

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: