O Painel Científico para a Amazônia (SPA – sigla em inglês para Science Panel for the Amazon), convocado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN), está fazendo uma consulta pública até o dia 28 de agosto, que pode ser acessada pelo link www.bit.ly/SPA2021publicconsultation, com o objetivo de tornar o relatório final do painel mais completo e alinhado com a realidade amazônica. 

O painel é formando por mais de 200 cientistas renomados e comprometidos a trazerem respostas aos desafios que a Amazônia enfrenta. Juntos, eles realizam uma avaliação científica abrangente e inédita na região, em busca de recomendações para o bem-estar a longo prazo do ecossistema e da sua população. 

As ações na região amazônica são coordenadas pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), que é secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O Copresidente da SDSN Amazônia, Adalberto Val, frisa a importância de unir a experiência dos povos da Amazônia com a ciência contemporânea, em busca de soluções para a floresta. “Cada região da Amazônia tem suas particularidades e seus próprios desafios. Com o passar dos anos, entendemos que não devemos importar soluções de fora, mas sim buscar na própria floresta. O trabalho que o SPA está fazendo é coletar essas informações e disponibilizar para as pessoas, para que todos tenham acesso ao conhecimento gerado pela ciência. A consulta pública vem para refinar essa pesquisa, buscando uma visão de dentro, de quem vive e vem mantendo esse ecossistema saudável, além de dar um passo, ainda que tímido, para socializar essas informações para a Amazônia como um todo”, comentou.

Os interessados em contribuir com o documento podem fornecer feedback para quantos capítulos desejarem através do formulário presente na página da consulta pública. O SPA destaca quatro pontos principais para comentários: questões que estão faltando ou que foram insuficientemente tratadas, erros em dados ou estatísticas, áreas onde dados mais recentes estão disponíveis e inclusão de perspectivas ausentes.

Cada um dos capítulos tem prazo para download e resposta diferentes, sendo o mais longo até o dia 28 de agosto. Após o encerramento do período de feedback, será divulgado um documento no site do relatório com os comentários recebidos.

 

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: