EventosSDSN Jovem Amazônia

SDSN Amazonia participa em Nova York do Fórum Global de Soluções

Por 19 de setembro de 2019março 25th, 2021Sem comentários

Conectar diversos atores do mundo para mostrar as soluções práticas e escalonáveis para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo Climático de Paris é o objetivo do Global Solutions Forum (GSF). O encontro será realizado em Nova York, no dia 25 de setembro paralelamente à Conferência Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (ICSD) e à 74ª sessão da Assembléia Geral da ONU.

Ao longo de 90 minutos, especialistas em ciência, tecnologia e políticas públicas apresentarão conversas rápidas de 7 minutos, destacando esforços concretos para alcançar o desenvolvimento sustentável. Mais como palestras do TED (Technology, Entertainment, Design) do que com teses de doutorado, cada apresentação incluirá desafios e descobertas em 420 segundos de histórias, imagens e idéias.

 

A programação do GSF conta com apresentações que irão destacar as soluções que estão sendo desenvolvidas no mundo. Tais como, a implementação da tecnologia 5G para criar “smartports” em toda a Itália; uma ferramenta on-line de fontes coletivas que ajuda as organizações a educar as pessoas sobre os ODS; e um desenvolvimento de uso misto na Malásia, que traz moradias e empresas a uma curta distância de transportes públicos de alta qualidade. O objetivo é incentivar a polinização cruzada de idéias, garantindo ao mesmo tempo que as soluções apresentadas envolvam os residentes locais em seu desenvolvimento – a única maneira verdadeira de obter ressonância cultural e, finalmente, sucesso.

 

A rede SDSN-Amazônia participará da programação do GSF com o painel “Como agir especificamente contra o #desmatamento e ao mesmo tempo envolver #comunidades #locais?”, que será apresentado pela diretora executiva da Ampa-Perú, Karina Pinasco. Na ocasião, Karina irá apresentar o projeto desenvolvido pela AMPA Peru “Gastronomia com sabor a conservação”, ganhador do prêmio Soluções Inovadoras da SDSN-Amazônia.

 

O projeto conserva florestas, contribuir para a sustentabilidade financeira de iniciativas de conservação e melhorar a qualidade de vida das comunidades peruanas envolvidas. Também acompanha associações locais na realização e na gestão de áreas de conservação conectando a grande dispensa da Amazônia Andina com a cadeia gastronômica peruana e com cozinheiros renomados nacional e internacionalmente, mas assegurando a sustentabilidade dos suprimentos, a defesa das florestas e melhorando a qualidade de vida dos camponeses.

 

Com o evento, a rede SDSN global aspira o alcance internacional por meio de seus canais de rede e comunicação para acelerar essas idéias, para que governos, fundações e setor privado possam usar essas ferramentas de tecnologia, negócios e políticas públicas para dimensionar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

 

Agenda da SDSN-Amazônia no Global Solution Forum (GSF)

Sobre o GSF

 

O Fórum de Soluções Globais da SDSN (GSF) reúne os especialistas em desenvolvimento sustentável da rede de todo o mundo para mostrar como eles estão implementando iniciativas locais que estão avançando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O GSF inaugural reúne atores inspiradores nos ODS para apresentações rápidas, onde eles podem compartilhar progresso, destacar vitórias e inspirar os participantes a seguir em frente no alcance de um desenvolvimento sustentável. Cada apresentação da Global Solution contém desafios e descobertas que são apresentadas em 7 minutos de histórias, imagens e idéias.

 

Rede SDSN-Amazônia

 

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN, da sigla em inglês) foi lançada em 18 de março de 2014 na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia visa articular uma rede regional nos países amazônicos focada em centros de conhecimento, academia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado e aspira acelerar o desenho e implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.

 

Sobre a Ampa-Perú

 

É uma organização sem fins lucrativos, comprometida e coerente com a conservação do patrimônio natural e cultural, e com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável dos povos da Amazônia Andina. Desde 2003, trabalha nos eixos estratégicos ambientais, sociais, econômicos e políticos-institucionais, de acordo com uma abordagem de gestão e desenvolvimento da terra, principalmente nas regiões de San Martín, Amazonas, Loreto, Cajamarca e La Libertad.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: