O evento contou com roda de conversa, dança circular, feira de artesanato indígena e plantio de árvores.

A iniciativa  jovem da  Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) a coordenação dos programas Cidades Sustentáveis e Agenda Indígena da FAS, realizou, no sábado do dia 05 de junho, uma série de atividades no Parque das Tribos, em Manaus, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No local, moram mais de 1,5 mil indígenas de 35 etnias.

A ação aconteceu no período da manhã, com exposição deartesanatos indígenas, roda de conversa para conscientização sobre o meio ambiente, plantio simbólico de mudas e distribuição. “Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com o tema restauração florestal, vamos fazer um plantio de mudas nativas da Amazônia. Aqui, a gente tem cupuaçu, ingá, biribá, açaí, tucumã e pupunha”, disse a voluntária da SDSN Jovem, Maryane Andrade, que participou do plantio das mudas.

Voluntários e comunitários se uniram na ação para realizar o plantio ao redor da Maloca dos Povos Indígenas do Parque das Tribos, onde funciona o Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (Reusa), que foi elaborado como resultado da parceria entre FAS e Embaixada da França. 

A voluntária da área de Relacionamento Institucional da SDSN Jovem, Gabriele Bernardo, destaca a importância da ação. “As árvores dão sombra, dão frutos, algumas são medicinais. Elas ajudam contra a erosão do solo e o plantio de grandes quantidades de árvores ajuda em escalas muito maiores para combater mudanças climáticas”, afirmou. A ação encerrou com o canto da música “Maracanadé”, que simboliza a união de todos povos e é o hino do Parque das Tribos.

 

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: