Com o intuito de trazer soluções para a biodiversidade Amazônica, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), deu continuidade, nesta quarta-feira (19/05), na série “Soluções para Amazônia”, realizada em formato de café virtual. Dessa vez, foram abordados temas relacionados às florestas e biodiversidade, em alusão ao Dia Internacional para a Diversidade Biológica, celebrado no próximo sábado, dia 22 de maio. O evento aconteceu das 16h às 17h, e foi transmitido através da plataforma Zoom e pelo canal da rede no YouTube.

De acordo com a coordenadora executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramirez, que conduziu o café, conhecer a importância e os projetos de iniciativas realizadas em relação aos temas sobre Florestas e Biodiversidade dá uma maior visibilidade sobre a conservação da Amazônia. “O evento teve a finalidade de apresentar e discutir as soluções que diversas organizações da Amazônia estão implementando para conservar a biodiversidade Amazônica”, disse.

O subdiretor Científico e Tecnológico do Instituto Amazônico de Pesquisa Científica SINCHI, Marco Ehrlich, falou sobre as iniciativas do Instituto na Amazônia Colombiana e explicou como o encontro é uma boa oportunidade para divulgar os passos a serem seguidos para a realização das soluções. “Temos articulações com iniciativas no âmbito dos Acordos de Conservação e Desenvolvimento Agroambiental e várias atividades de conservação das florestas. A implementação de projetos na Amazônia tem todo um trabalho e o cuidado, tendo como base a pesquisa científica. Apesar disso, ainda estamos sofrendo um impacto e, por isso é importante a necessidade de escalar soluções para conservar a Amazônia”, explicou.

A gerente de Projetos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Andréia Mello, apresentou os trabalhos realizados e os programas em prol da conservação da biodiversidade. Um deles foi o de Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). “Ele apoia 117 unidades de conservação da Amazônia, promovendo a proteção de mais de 160 milhões de hectares e corresponde a 2515% da Amazônia do Brasil. É um programa tão eficaz que já recebeu prêmio dos Estados Unidos”, informou.

Segundo a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Painel Científico para a Amazônia (SPA), Camila Cherem Ribas, buscar o conhecimento pela Amazônia é de extrema importância. “Conhecer a Amazônia, a sua diversidade e regionalização é muito importante, e para isso precisamos da Ciência, dos pesquisadores, coleções e instituições de pesquisa. Enquanto não conhecermos esses padrões será difícil ter um bom planejamento de conservação”, enfatizou.

 

Agenda

O próximo café virtual será voltado para soluções para a juventude na Amazônia e acontecerá em alusão à semana mundial da juventude, celebrada em agosto. Além dos convidados e membros da SDSN Amazônia, podem participar do evento estudantes universitários, centros de pesquisa, think-tanks trabalhando na Amazônia e o público em geral. E para quem não conseguiu acompanhar o segundo café, ele está disponível no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=7_xT6-4aEio.

Sobre a SDSN Amazônia

A SDSN Amazônia é uma rede vinculada à ONU e secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) que visa integrar os países da Bacia Amazônica, engajando universidades, organizações não governamentais, centros de pesquisa, instituições governamentais e privadas, organizações multilaterais e sociedade civil para promover a resolução prática de problemas para o desenvolvimento sustentável da região. Mais informações sobre a rede estão disponíveis no site: www.sdsn-amazonia.org.

 

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: