Notícias

Turismo sustentável de base comunitária como estratégia de conservação para a Amazônia

Por 25 de fevereiro de 2022Sem comentários

Troca de conhecimento fortalece as iniciativas de turismo

O Turismo Sustentável de Base Comunitária (TSBC) é um produto turístico em expansão, fornecido por comunidades tradicionais para um grupo emergente de turistas em busca de uma de turismo mais sustentável e de uma maneira autêntica de sair de férias. A Amazônia oferece experiências turísticas imersivas construídas a partir da conexão interna do povo da floresta com a natureza, seus bens culturais, tradições e modo de vida.

Em 2021, um grupo de 22 empreendedores locais, líderes comunitários e autoridades governamentais do Brasil, Colômbia e Peru fizeram uma jornada de aprendizado na qual refletiram e trocaram suas experiências sobre o TSBC. O objetivo era prepará-los para consolidar suas iniciativas de TSBC e aumentar sua participação de mercado, como parte de um caminho para a recuperação verde.

O Turismo Comunitário: Intercâmbio Amazônico é um evento de troca de conhecimento do Programa de Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), uma iniciativa liderada pelo Banco Mundial e financiada pelo Global Environment Facility (GEF) para proteger a biodiversidade globalmente significativa e implementar políticas para promover o uso  sustentáveis  do solo e a recuperação da cobertura vegetal nativa.

A defesa da conservação tem muito mais sucesso quando combinada com alternativas que garantam meios de subsistência e melhorem a qualidade de vida das comunidades locais. O TSBC é uma dessas alternativas possíveis, permitindo que as comunidades locais melhorem seus meios de subsistência como resultado da proteção e valorização das florestas em pé, sua biodiversidade e o conhecimento secular que possuem sobre ela. 

Como parte da jornada, os participantes vivenciaram uma imersão de três dias na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no Amazonas (Brasil), visitando iniciativas do TSBC lideradas por comunidades tradicionais e empreendedores locais. A região selecionada para as visitas de campo é um hotspot para o ecoturismo com uma gama crescente de opções.

A imersão foi precedida por encontros virtuais que permitiram ao grupo um entendimento comum sobre os conceitos, princípios, critérios do TSBC, sua articulação com as políticas públicas e planejamento regional e como as comunidades podem se organizar melhor para liderar as iniciativas do TSBC. Foi desenvolvido um material de apoio em dois idiomas (espanhol e português) para cobrir esses tópicos.

Foram visitados empreendimentos turísticos que  tinham diferentes modelos de negócios, desde familiares (Caboclo’s House Ecolodge e Pousada do Garrido) até associações comunitárias (Pousada Vista do Lago Jungle Lodge e Nova Esperança) onde puderam observar em primeira mão como as comunidades e empreendedores estão fazendo o TSBC acontecer na região Amazônica. 

Os participantes tiveram a oportunidade de colher ideias e soluções de estudos de caso trazidos pelos especialistas, iniciativas de colegas e visitas de campo e compará-las com suas próprias experiências. Essa abordagem empírica contribuiu para definir um caminho a seguir para desenvolver suas próprias iniciativas de TSBC.

Entre os casos abordados, Royer Belix, especialista em turismo do Serviço Nacional Peruano de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (SERNANP) que trabalha no Parque Nacional do El Manu (Peru), apresentou a experiência da Casa Matsiguenka a seus pares. As discussões levaram a valiosos comentários e ideias dos participantes e especialistas, possibilitando o surgimento de uma rede Amazônica de TSBC. 

As análises foram feitas seguindo a estrutura de análise de negócios de TSBC fornecida pelo curso. Desta forma, os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre um conjunto abrangente de aspectos a serem considerados na implementação de suas iniciativas. A Kiara Julca (SERNANP), Peru, apontou sobre o curso:

“É um curso oportuno que trouxe uma ampla gama de questões que devem ser consideradas pelos engajados no TSBC. A estrutura proposta facilita a identificação de ferramentas, práticas e soluções aplicando-as nos diferentes empreendimentos de TSBC que estamos desenvolvendo no Peru. Ajuda a trabalhar com as iniciativas de forma estruturada e orientada para as soluções.”

Os temas abordados virtualmente foram revisitados durante a visita de estudo. Foram realizadas atividades práticas como a elaboração de planos de negócios e criação de conteúdos de comunicação para que os participantes pudessem implementar e posteriormente replicar com seus pares. O objetivo era colocar em prática os aprendizados e multiplicar o conhecimento quando voltarem para casa.

Os participantes do intercâmbio retornaram em segurança para suas casas e agora estão prontos para seguir em frente com suas próprias atividades de turismo, mas também ensinando a seus pares localmente e consolidando uma comunidade de prática para continuar aprendendo e trocando sobre o TSBC, com os demais participantes e demais interessados. 

Esse intercâmbio é implementado pela Mariepáua Sustentabilidade, em parceria com a Rede de Soluções para Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), agência de turismo de base comunitária Poranduba Amazônia, e Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: