Eventos

Carta de compromissos socioambientais para candidatos à prefeitura de Manaus inclui ODS da ONU

Por 12 de agosto de 2016janeiro 24th, 2021Sem comentários

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem na Amazônia (no inglês, SDSN-Youth Amazonia) está contribuindo para a elaboração da carta de compromissos socioambientais que será entregue aos candidatos à prefeitura de Manaus. A ação, realizada pelo Movimento Ficha Verde (MOFV), visa engajar os candidatos à gestão municipal a se comprometerem com metas relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, e acompanhá-las durante os quatro anos de mandato.

Os eixos principais da carta foram decididos em dois eventos de consulta pública realizados pelo MOFV na capital. Em seguida, especialistas que integram a equipe do Movimento criaram indicadores para acompanhar cada compromisso. Após a atividade realizada pela SDSN-Youth Amazônia na Virada Sustentável, que engajou jovens a pensar em maneiras para atingir os ODS na capital amazonense, a Rede foi convidada a apoiar a carta elaborada pelo MOFV.

“Participamos apoiando a contextualização das metas definidas em consulta pública com os 17 Objetivos lançados pela ONU, pensando em como a gestão ambiental pode contribuir para erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça, e conter as mudanças climáticas. Além disso, foram incorporadas também sugestões dos jovens que participaram da atividade realizada pela SDSN-Youth Amazônia durante a Virada Sustentável, como destinar 2% do orçamento municipal à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade”, explicou Gabriela Sampaio, representante da SDSN-Youth Amazônia.

Agora, a carta passa por processo de revisão final. O documento será entregue aos nove candidatos à Prefeitura de Manaus e apresentado a população em um evento aberto ao público.

Esta é a segunda vez que o Movimento Ficha Verde propõe aos candidatos a cargos públicos uma agenda socioambiental. A primeira carta foi realizada nas eleições para o Governo do Estado do Amazonas, em 2014, e os compromissos assumidos pelo governador eleito, José Melo (PROS), são acompanhados por um Grupo de Trabalho no MOFV. A assinatura da carta subsidiou uma recomendação do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) para que o governador incluísse no orçamento do Estado recursos para garantir o cumprimento dos compromissos referentes à área ambiental assumidos durante a campanha eleitoral.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: