Capacitar diferentes profissionais ligados ao Turismo Sustentável de Base Comunitária (TSBC) e criar uma rede de troca de experiências. Esses são os objetivos centrais do curso ‘Turismo Comunitário: Intercâmbio Amazônico’, que reúne 24 participantes do Brasil, Colômbia e Peru para desenvolver e qualificar atividades de turismo comunitário na região amazônica.

O curso é uma realização da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Mariepaua Sustentabilidade, Poranduba Amazônia e SDSN Amazônia, através da Amazon Sustainable Landscapes (ASL), com apoio da Global Environmenl Facility (GEF). A criação do curso foi motivada pela relevância do turismo de base comunitária dentro das áreas de atuação do ASL, que foi apontado como uma das atividades promissoras para o desenvolvimento sustentável da região e geração de renda.

“O curso traz uma perspectiva de capacitar os participantes em diversos objetivos de aprendizagem, desde a comercialização até o planejamento territorial. A ideia é criar um intercâmbio entre pessoas que já praticam o TSBC e trabalham para o governo, associações comunitárias, ONGs ou empreendimentos locais”, explica a coordenadora do projeto e consultora da Mariepaua Sustentabilidade, Raquel Luna.

A capacitação é composta de três fases: treinamento on-line virtual, com aulas que abordam temas como princípios e práticas do TSBC, planejamento, gestão e engajamento comunitário, entre outros; imersão, onde os participantes se reunirão por cinco dias na comunidade Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em um núcleo da FAS;  e comunidade de práticas, onde serão elaborados planos de ação e multiplicação dos aprendizados do curso.

“Estamos finalizando as aulas virtuais e nos preparando para a imersão. Nossa expectativa é formar multiplicadores que vão levar os ensinamentos do curso para suas comunidades, dentro de suas áreas de atuação. Desse modo, nós apoiamos o trabalho desses atores, assim como os empreendimentos de turismo comunitário”, informa a facilitadora do curso e consultora pela FAS, Carolina Ramirez.

Para a seleção dos 24 participantes do curso, a organização priorizou uma representação equilibrada, levando em conta aspectos como país de origem, gênero, função, setor de atuação e inclusão.

Os participantes do curso ‘Turismo Comunitário: Intercâmbio Amazônico’ têm aulas e trocas de experiências com especialistas em turismo, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável de países como Brasil, Peru e Costa Rica.

Também têm à disposição um material didático com temas de princípios do TSBC, políticas públicas, planejamento e gestão do turismo; participação e engajamento voluntário; ambiente favorável ao TSBC; planejamento e implementação do TSBC; resiliência e adaptação; e comunicação e marketing em TSBC.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: