SDSN Amazon

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede, sendo o Prof. Virgílio Viana, Superintendente Geral da FAS, o atual presidente da rede.
O objetivo da SDSN Amazônia é mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica, respeitando as características dos 8 países e uma província da Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, e Guiana Francesa). Todas as soluções têm o intuito de contribuir com a experiência e posicionamento de vanguarda em relação aos indicadores regionais dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). A SDSN Amazônia desempenha um papel único ao promover o diálogo entre universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, instituições governamentais e o setor privado contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.
Missão
Promover políticas, ações e iniciativas inovadoras para garantir soluções práticas para o desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.
Visão
Ser uma rede regional robusta e transformadora que acelera e promove soluções sustentáveis para a região amazônica.

Fundação Amazônia Sustentável
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é responsável pela secretaria executiva da SDSN Amazônia. O Prof. Virgilio Viana, superintendente da FAS, é o presidente da SDSN Amazônia. A FAS é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, criada em 8 de fevereiro de 2008 por uma parceria entre o banco Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas.
Para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, a FAS adota como estratégias a atuação nas escalas global, amazônica e local, implementando agendas relacionadas aos eixos temáticos: saúde, educação e cidadania, empoderamento, geração de renda, infraestrutura comunitária, conservação ambiental, gestão e transparência, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Todos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).