Prêmio SDSN Amazônia

O Prêmio SDSN Amazônia, promovido periodicamente, é uma das iniciativas que a SDSN Amazônia lidera para reconhecer e dar visibilidade às soluções desenvolvidas pelos seus membros para enfrentar os problemas mais desafiadores do desenvolvimento sustentável na Amazônia. O Prêmio visa estimular e disseminar as práticas bem sucedidas e reconhecê-las como soluções efetivas e viáveis para o desenvolvimento sustentável da região, servindo de modelo para os países da região amazônia e diversas regiões do mundo.

FAÇA PARTE DA SDSN AMAZÔNIA

A participação na SDSN Amazônia está aberta a universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, instituições governamentais e empresas dispostas a atuar ativamente na concepção, pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A filiação é aberta a universidades, instituições de pesquisa, fundações ou organizações da sociedade civil dos países da Bacia Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela), que mobilizam esforços na promoção de soluções para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Amazônia. Seja membro da SDSN Amazônia: http://unsdsn.org/join

Sobre o Prêmio

A SDSN Amazônia está à procura das melhores soluções – projetos inovadores, tecnologias, pesquisa científica, modelos de negócios, mecanismos institucionais, modelos educacionais, instrumentos políticos ou uma combinação deles – sendo implementados pelos seus membros da Rede para impulsionar a Bioeconomia Amazônica.

Quem pode participar

O Prêmio é direcionado para membros da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da (SDSN), SDSN Amazônia e SDSN Jovem Amazônia (SDSN Youth Amazonia). Para as organizações que ainda não são membro da SDSN e querem participar da chamada, podem realizar o pedido de adesão por meio deste link.

Como participar

A próxima edição está em construção e o edital, regulamento e a forma de participação serão divulgados em breve. Regulamentos anteriores.

Premiação

1. As soluções aprovadas pelo Comitê Técnico-Científico serão publicadas na Plataforma de Soluções Sustentáveis da SDSN Amazônia
(http://maps.sdsn-amazonia.org/)

2. As iniciativas aprovadas serão divulgadas numa publicação trilingüe (português, espanhol e inglês) da quarta edição do Prêmio SDSN Amazônia

3. As 5 soluções finalistas participarão do evento de premiação virtual com a presença de especialistas em sustentabilidade da Amazônia

4. Divulgação dos vencedores no site e redes sociais da SDSN Amazônia, do Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazonia e parceiros

5. O primeiro colocado receberá 15 mil reais, o segundo ganhará 10 mil reais e o terceiro, 5 mil reais.

Propostas premiadas

Apoio:

Edições anteriores

2014-2015

O Prêmio SDSN Amazônia foi lançado em 2014, na COP 20, em Lima, com a proposta de identificar e reconhecer as melhores soluções socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. Uma comissão de especialistas julgou 10 finalistas e selecionou três organizações nas categorias de Educação, Gestão de Áreas Protegidas e Infraestrutura.

Os vencedores foram a Associação das Casas Familiares Rurais do Estado do Pará (Arcafar/Pará), Instituto Coca-Cola Brasil (Amazonas) e da Universidade Regional Amazônica Ikiam (Equador). O anúncio ocorreu durante o Amazon Solutions Day, na COP 21, em 2015.

2019

A segunda edição do Prêmio SDSN Amazônia foi realizada em 2019, com a temática de “Soluções inovadoras para a Plataforma de Soluções SDSN Amazônia”. Ao todo, 24 soluções participaram do prêmio, sendo 14 do Brasil, quatro do Equador, quatro do Peru, uma solução da Colômbia e uma da Bolívia.

A ONG Amazônicos pela Amazônia (AMPA), do Peru, venceu a premiação com a iniciativa “Gastronomia com sabor a conservação”. Além do projeto vencedor, os outros dois colocados receberam menção honrosa pela qualidade dos projetos: Programa de Incubação e Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e Meliponicultura: Tecnologia social para povos e comunidades tradicionais da Amazônia, do Instituto Peabiru.

2020

Em sua terceira edição, o Prêmio SDSN Amazônia abordou o tema “Soluções sustentáveis para enfrentar à COVID-19 na Amazônia”, em resposta à pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 11 projetos oriundos do Brasil, Equador e Peru concorreram à premiação, que ofereceu um total de US$ 3,5 mil aos três primeiros colocados.

A solução vencedora foi a “Rota da Saúde Indígena da Amazônia”, da organização Hivos. O segundo colocado foi o projeto de criação de um curso superior de Biocomércio pela Universidade Regional Amazônica Ikiam, do Equador. Em terceiro lugar, ficou a proposta de padronização de técnicas moleculares para a detecção dos genes Sars-CoV2 E e RdRP em amostras clínicas com suspeita de Covid-19, também da Universidade Ikiam.

2021

Em sua quarta edição, o Prêmio SDSN Amazônia, em 2021, cumpriu sua missão de identificar e estimular iniciativas que apresentam soluções alternativas à “economia do desmatamento”, que tem sido priorizada sistematicamente sobre a Região Amazônica. Nesta edição, após análise criteriosa do Comitê Técnico-Científico da SDSN Amazônia, o grande vencedor foi o projeto “Sustentabilidade da Cadeia Produtiva de Pescado com Aproveitamento dos Resíduos para Produção de Suplementos Funcionais”, idealizado e executado pela Coordenação Sociedade Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A iniciativa propõe novas alternativas para o aproveitamento tecnológico de resíduos de pescados amazônicos a serem beneficiados na forma de farinha e gelatina. Com média de 15,43 pontos, o projeto brasileiro obteve o primeiro lugar na edição 2021 do Prêmio SDSN Amazônia.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: