Notícias

Populações e sociobiodiversidade amazônicas ganham destaque na COP28

Por 5 de dezembro de 2023Sem comentários

Desde a última quinta-feira, 30 de novembro, delegações de 198 países se reúnem na 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP28), que segue até 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e com sede em Manaus, está participando do evento em defesa das populações da floresta amazônica e da sociobiodiversidade em dois grandes painéis.

A principal discussão terá o tema “Áreas naturales protegidas y medios de vida de la población local” e ocorrerá no domingo, 10 de dezembro, das 11h30 às 12h15 (horário de Dubai), no pavilhão Peru – Zona Azul da Expo City.

Participam Virgilio Viana, superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS); o Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado (Sernanp) e a Comisión de Promoción del Perú para la Exportación y el Turismo (Promperu), ambos do Peru; Antonio Pulgar, governador estadual de Huánuco; Leyda Rimarachín, vice-governadora regional do Amazonas; a Rede GCF-Brasil; e Albina Ruiz, ministra peruana do Ambiente (Minan). A mediação será de Karina Pinasco, coordenadora geral do programa Pan-Amazônico de Cooperação e Coalização das FAS e secretária executiva da SDSN Amazônia.

O painel é organizado pela Mancomunidad Regional Amazónica (MRA), FAS e SDSN Amazônia, com realização da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) do Peru a Rewild.

Já nesta quarta-feira, dia 6, das 10h às 11h (horário de Dubai), acontece o painel “Somos Amazonía, Somos Solución”, no pavilhão América Latina e Caribe – Zona Azul da Expo City.

Promovido pelo Banco de Desarrollo de América Latina y el Caribe (CAF), o painel reunirá Karina Pinasco, coordenadora geral do programa Pan-Amazônico de Cooperação e Coalização das FAS e secretária executiva da SDSN Amazônia; Eleonara Betancour, diretora-geral da Agencia Presidencial de Cooperación Internacional de Colombia (APC Colombia); Belén Páez, presidenta da Fundación Pachamama Ecuador; Olivia Bisa Tirko, presidenta da nação Chapra; e Melissa Garvey, diretora da Nature Bonds na The Nature Conservancy (TNC). A mediação será feita por Javier Peña, fundador da Hope.

Karina Pinasco, coordenadora geral do programa Pan-Amazônico de Cooperação e Coalização das FAS e secretária executiva da SDSN Amazônia

“Nosso objetivo é, mais uma vez, mostrar que conservar a floresta em pé traz muitos benefícios econômicos, ambientais e sociais na Pan-Amazônia. Embora sejam regiões distintas, a América Latina e o Caribe estão interligados ao mesmo tempo. Logo, reunir representantes governamentais, membros da sociedade civil, ambientalistas e outros atores é fundamental para encontrarmos novas soluções, como as de gestão ambiental e biodiversidade, e articularmos melhor as que já existem, principalmente no tocante à proteção das populações tradicionais”, afirma Pinasco.

 

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.

 

Sobre a SDSN Amazônia

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: