Eventos

SDSN-Amazônia participa do lançamento do “ATLAS ODS Amazonas”

Por 3 de junho de 2019março 25th, 2021Sem comentários

Mensurar como estão sendo desenvolvidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Amazonas, foi o que motivou a criação do Atlas ODS Amazonas, lançado na última sexta-feira (31), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA).

Lançamento do Atlas ODS Amazonas, na sede da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) | Foto: Divulgação

A iniciativa é resultado da pesquisa de pós-doutorado do Professor Dr. Henrique dos Santos Pereira e do pós doutorando, Danilo Egle Santos Barbosa, ambos integrantes da UFAM. O Atlas ODS Amazonas é uma plataforma interativa, online e gratuita que reúne dados e indicadores em relação às 169 metas propostas pelos 17 ODS.

 

Além de possibilitar um diagnóstico do alcance dos ODS no Amazonas, a plataforma também pode ser uma ferramenta para auxiliar pesquisadores, gestores, autoridades e cidadãos. Dentre os ODS encontrados na plataforma, inicialmente estão o ODS 1 Erradicação da Pobreza, ODS 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável e ODS 15 Vida Terrestre. Gradativamente outros indicadores sobre os demais ODS serão identificados através da participação colaborativa dos parceiros e interessados.

 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), esteve presente no lançamento sendo representada pela gestora da Plataforma de Soluções da SDSN Amazonia, Carolina Ramírez. Para a gestora, o Atlas ODS será como uma bússola norteadora para que o estado do Amazonas por meio de ações e políticas públicas alcancem as metas dos 17 ODS da ONU, “Esta plataforma é de suma importância para que as autoridades do estado do Amazonas em parceria com a academia e sociedade civil consigam traçar um plano de ação para alcançar os ODS até 2030. Dessa forma, com esforço e boa vontade de gestores de cada município será possível alcançar o desenvolvimento sustentável tão almejado e assim ter melhorias reais para a região”, afirma Carolina.

 

Acesse: https://atlasodsamazonas.ufam.edu.br/

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: