Eventos

Troca de experiências sustentáveis entre Costa Rica e Amazonas é debatida em seminário

Por 4 de junho de 2019março 25th, 2021Sem comentários

Facilitar a troca de experiências sustentáveis entre a Costa Rica e instituições governamentais e institutos de pesquisas do Amazonas é objetivo do seminário “Amazônia Legal brasileira diante dos novos desafios: alternativas de desenvolvimento” que acontece na próxima terça-feira (11) na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE) da Costa Rica.

 

Os temas de desenvolvimento rural sustentável, agrossilvicultura, pastagem sustentável e turismo para o desenvolvimento sustentável nortearão as atividades do seminário, que tem por finalidade refletir sobre os desafios e oportunidades da cooperação sul-sul para o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

 

Na programação haverá uma mesa-redonda com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Aliança para a Bioeconomia da Amazônia (ABio) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

O seminário também conta com a presença do superintendente da FAS, Virgílio Viana e o diretor geral do CATIE, Muhammad Ibrahim e é voltado para gestores públicos e privados, estudantes e para a comunidade científica interessadas nas áreas de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura, Turismo e demais áreas relacionadas.

 

Desde 2016, a FAS e o CATIE mantêm um importante relacionamento para lidar com os desafios da Amazônia no âmbito da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Rede SDSN-Amazônia). Desde então, as instituições trabalham elaborando diversos projetos na sociedade por meio de troca de experiências e conhecimento científico acerca do desenvolvimento sustentável.

 

A equipe do CATIE também vai conhecer projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela FAS na comunidade Tumbira, localizada na RDS Rio Negro, e um Memorando de Entendimento (MoU) deverá ser elaborado entre as instituições visando formalizar a cooperação e identificar oportunidades em conjunto para prosperar a parceria.

 
 

Sobre o CATIE

 

Há mais de 70 anos o CATIE desenvolve pesquisa que cumprem uma importante missão nos países da América Latina e Caribe por ser umas das poucas organizações especializadas em pesquisa e manejo de agricultura sustentável e recursos naturais do trópico com a finalidade enfrentar os desafios globais que têm se apresentado.

 

FAS

 

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual. Sua missão é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI).

 
 

SDSN – AMAZÔNIA

 

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 18 de março de 2014 na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia é uma rede que visa articular uma rede regional da Bacia hidrográfica Amazônica focada em centros de conhecimento, acadêmia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado e aspira acelerar o desenho e implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: