Notícias

Soluções sustentáveis da Amazônia para recuperação pós-pandemia são apresentadas na ONU em Nova Iorque

Por 6 de fevereiro de 2023Sem comentários

Encontro realizado pela ONU reuniu atores interessados na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Foto: SDSN

A Amazônia teve voz em um evento importante realizado na sede da Organização Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, com a apresentação de soluções sustentáveis e a contribuição dos países da bacia amazônica na recuperação das populações afetadas pela crise gerada pela pandemia da Covid-19.

O Fórum de Parceiros 2023 do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) recebeu a participação da secretária-executiva da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), Júlia Garcia, que abordou o assunto.

A SDSN Amazônia é secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). O tema central do evento foi “Acelerando a recuperação da doença coronavírus (Covid-19) e a plena implementação da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 em todos os níveis”.

A secretária executiva da SDSN Amazônia, Julia Garcia, destaca que o fórum se concentrou nos efeitos provocados pela crise sanitária da Covid-19 que causaram retrocesso na implementação da Agenda 2030. “Entre os principais desafios gerados pela pandemia estão o aumento da pobreza, da insegurança alimentar e a perturbação ou interrupção dos processos educativos de crianças e adolescentes. Há uma precariedade nas condições trabalhistas e uma ausência de políticas específicas para proteger grupos vulneráveis, como comunidades tradicionais, crianças e mulheres”, apontou a especialista.

Foto: Júlia Garcia/ SDSN

 

As organizações apresentaram a importância da atuação de curto e médio prazo para que grupos vulneráveis participem ativamente da tomada de decisões relacionadas à implementação da Agenda 2030, assim defende a representante da SDSN Amazônia.

Além disso, segundo Júlia, é necessário envolvimento ativo das instâncias governamentais. “As nações também devem se comprometer a realizar uma transição ecológica ágil e eficaz, além de reforçar a possibilidade de alianças público-privadas para lograr avanços importantes nesse momento”, complementou Julia.

O Fórum de Parceiros 2023 é uma agenda consultiva que reúne os estados-membros da ONU e atores-chave interessados no tema da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Sistema ONU, instituições financeiras, governos, representantes políticos, ONGs, setor privado e sociedade civil participaram do evento.

 

Sobre a SDSN Amazônia

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), criada em 2014 na cidade de Manaus (Brasil), é uma rede regional da SDSN Global. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realiza a secretaria executiva da rede. A organização visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

 

Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: