O tema “Rumo para uma Amazônia Sustentável” será debatido na 4ª edição do Amazon Day, evento promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), nesta terça-feira, dia 21 de setembro, a partir das 16h (Manaus), através do canal no YouTube: https://www.youtube.com/sdsnamazonia

As principais descobertas e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA) com o objetivo de conservar o bioma da região também estão na programação do evento, além de sessões sobre soluções climáticas e conservação de recursos hídricos. 

O Amazon Day é realizado durante a Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável (International Conference of Sustainable Development – ICSD), organizado pela rede SDSN global na Universidade de Columbia. O evento e a conferência fazem parte  da Semana do Clima e da Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontecem, neste mês, em Nova York (EUA).

“Esta é uma oportunidade de reunir pesquisadores, cientistas, ONGs, órgãos públicos, representantes do setor privado e outros agentes que trabalham na Amazônia e fora dela para debatermos os rumos necessários para a conservação e o desenvolvimento sustentável desse ecossistema tão importante para o planeta. Este é um evento inclusivo, de compartilhamento de experiências e muito valioso na elaboração de soluções para a floresta amazônica e seu povo”, afirma o presidente da SDSN Amazônia e superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana. 

Painel Científico para a Amazônia

A sessão 1 do Amazon Day terá os “Principais avanços e recomendações do Painel Científico para a Amazônia (SPA)”. Formado por mais de 200 cientistas renomados, o SPA realiza uma avaliação científica abrangente e inédita na região, em busca de recomendações para o bem-estar a longo prazo do ecossistema e da sua população.  Durante a sessão será apresentado uma versão resumida do relatório, além das recomendações para a formação de políticas públicas baseadas em evidência científica com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e conservação da floresta. 

Os participantes desse painel serão o co-presidente da SDSN Amazônia e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luis Val; a assessora de Política e Direito Socioambiental no Instituto Socioambiental (ISA), Adriana Ramos; e a  gerente senior de Programas Regionais na Hivos, María Moreno de los Ríos Almandoz.

Governadores pelo clima

A sessão 2 traz como tema ‘Governadores pelo Clima: Amazônia e COP 26’. A FAS, em parceria com o Centro BRasil, promove um debate sobre o papel dos governos estaduais na agenda climática e, sobretudo, na conservação da Amazônia a nível internacional. Os participantes do painel são a bióloga e ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira; o Secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira;  o diretor executivo do Centro Brasil no Clima, Guilherme W. Syrkis; e a gerente de Baixo Carbono e Resiliência no ICLEI América do Sul, Mariana Nicolletti. 

Os moradores dos painéis serão Virgilio Viana (sessão 1) e a vice-presidente das Américas da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e Co-Presidente da SDSN Amazônia, Emma Torres, que vai fazer a moderação da sessão 2.

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: