Nesta quarta-feira (22), a partir das 20h, horário de Brasília, começa a primeira edição brasileira da Conferência Local da Juventude (LCOY, sigla em inglês para Local Conference of Youth). O evento acontece totalmente online até o dia 25 de setembro e reunirá jovens interessados no assunto, lideranças e ativistas para debater questões ambientais e climáticas no país. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no site: www.lcoybrasil.org.

As LCOY são versões nacionais das Conferências da Juventude (COY, sigla em inglês para Conference of Youth), um evento global que utiliza o mesmo modelo das Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), porém voltadas ao público jovem. A LCOY Brasil tem como objetivo reunir jovens de todo o país para debater as particularidades de cada região, suas necessidades, soluções e experiências.

A abertura da LCOY Brasil terá a presença de lideranças jovens para dar início às conversas, apresentando um panorama geral de como o jovem pode atuar nessas questões. Será transmitida, a partir das 20h, pelo canal www.youtube.com/sdsnamazonia.

Na agenda do dia 23, quinta-feira, estão painéis e oficinas. Logo pela manhã, às 9h, acontece o painel “Justiça Climática”, às 11h, o tema será “Desvendando as NDC’s”, sigla para Contribuição Nacionalmente Determinada. No período da tarde, às 14h, a conversa será sobre “Soluções: Adaptação e Mitigação” e o último painel do dia acontece, às 16h, debatendo sobre “Segurança e soberania alimentar”.

Ainda no dia 23, paralelamente, acontecem também as oficinas sobre o clima. Às 10h, o tema é “Desenhando soluções para a crise climática” e, a partir das 14h, a conversa é sobre “Ativismo Socioambiental”. Logo em seguida, às 16h30, o tema debatido será “Advocacy para mudanças climáticas” e fechando o dia, às 18h30, acontece o workshop “Mural do Clima”. Toda a programação do dia 23 poderá ser conferida pelo Zoom, através dos links: bit.ly/OficinasLCOYbrasil  & bit.ly/PaineisLCOYbrasil.

Após as discussões nos painéis e oficinas, o terceiro dia de evento, 24 de setembro, sexta-feira, será totalmente dedicado à uma plenária, com início às 11h e a participação de todos os jovens para a construção coletiva da Declaração da Juventude Brasileira, documento oficial da LCOY Brasil que será levado até à COY (Conferência Mundial da Juventude) e COP26 (Conferência das Partes). A programação poderá ser assistida pelo link: bit.ly/PlenariaLCOYbrasil.

No sábado, 25 de setembro, último dia da conferência, terá uma programação repleta de atividades artísticas, com documentários, filmes, mostras fotográficas e até programação para o público infantil, tudo isso com muita conversa sobre questões climáticas. Toda a programação cultural acontece das 9h às 20h e será transmitida pelo canal www.youtube.com/sdsnamazonia.

De acordo com a coordenadora da SDSN Jovem Amazônia, Gabrielly Lima, as expectativas para o evento são as melhores. “Acreditamos que essa é uma grande oportunidade para reunirmos vozes de todas as partes do Brasil para conversar sobre essa questão tão necessária nos dias de hoje. Esperamos disseminar ainda mais esse assunto e conscientizar cada vez mais pessoas sobre ações positivas para as questões do clima”.

Sobre o evento

O evento é organizado pelos voluntários da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável Jovem Amazônia (SDSN Jovem Amazônia) e pelo movimento Greve Global pelo Clima Brasil, mundialmente conhecido como Fridays for Future, iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, e tem apoio da SDSN Amazônia e Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Durante os cinco dias de conferência haverá workshops, painéis, oficinas e espaço para debates.

LINKS LCOY BRASIL 2021

? 22/09 bit.ly/AberturaLCOYbrasil

? 23/09 bit.ly/OficinasLCOYbrasil  & bit.ly/PaineisLCOYbrasil

? 24/09 bit.ly/PlenariaLCOYbrasil

? 25/09 bit.ly/BlocoInfantilLCOYbrasil

? 25/09 bit.ly/ClimaeCulturaLCOYbrasil

Participe

Apoie e ajude o desenvolvimento
sustentável na Amazônia

Seja membroSeja voluntári@

A SDSN AMAZÔNIA

É uma rede que visa mobilizar o conhecimento local na busca e criação de soluções práticas e viáveis para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

Contato

Rua Alvaro Braga, 351, Parque Dez de Novembro, Manaus, AM, Brasil. – CEP 69054-595
+55 92 4009 8900
info@sdsn-amazonia.org

Newsletter

    Secretaria
    Executiva:
    Apoio: